22.2.13

Cura Misteriosa Mágica

Postei esta imagem aqui só para dar raiva deixar bem claro que o blog está atualizado. Fonte



Okay, isso vai ser longo.

É minha primeira postagem de volta, mas vou pular direto ao assunto: o último episódio da terceira temporada de My Little Pony: A Amizade é Mágica. Por enquanto, a maioria dos comentários (curtos ou longos) que li se resume em "ugh, foi horrível em praticamente tudo" ou "omg, foi uma finalização perfeita", com uns poucos "tal coisa e tal coisa foram boas, mas no geral foi ruim".



Bem, este episódio contém muitos acontecimentos. O fato de ser um musical acaba por ajudar em alguns momentos e atrapalhar em outros; poderíamos ter mais tempo de história se Morning in Ponyville fosse substituída por um início de dia comum (até que Twilight nota que tem algo errado com os pôneis zangados ou com o tempo), mas poderia ser difícil mostrar o que aconteceu com todas as pôneis ou elas sendo curadas de um jeito tão rápido sem suas respectivas músicas. Eu consegui entrar no clima de musical lá pela terceira música, e muitos desde o início, mas teve muita gente que achou exagerado ou simplesmente forçado.

Aí temos os problemas com a mudança de vida das pôneis. Por exemplo, a marca da Rainbow Dash não simboliza que ela é boa em controlar o tempo, este é só o emprego dela (sendo que a RD prefere treinar acrobacias ou voar em alta velocidade; o primeiro já é mostrado no primeiro episódio, o segundo é o modo pelo qual ela conseguiu sua marca). Bem, eu vi um comentário que justifica isso, dizendo que a marca da Rainbow Dash significa que ela pode fazer o que quiser no céu (o que explica a Rarity fazendo um padrão xadrez com nuvens), mas os pôneis, ou ao menos as principais, ganharam suas marcas ao demonstrar o que conseguem fazer em certas situações, mostrando personalidades correspondentes aos seus Elementos no processo.

As contradições óbvias (como a família Apple lida com ter a Pinkie na fazenda sem ela fazer as coisas direito, onde está o resto do time de controle do tempo, como exatamente as pôneis lembram de ter ganho suas marcas) poderiam ser justificadas com Ponyville aceitando que todas as pôneis tem que cumprir seu destino e deixando elas fazerem o que querem, mas ainda assim se afastando porque elas não são boas no que fazem e com a magia não deixando bem claro para ninguém o passado de quem teve a marca trocada. Seria legal ter alguma justificativa no desenho, mas não é impossível de se pensar em uma. Porém, não é só isso: Twilight pode não ter sido alterada pelo próprio feitiço, mas como as marcas no retrato da parede são as originais? E Spike não foi afetado pelo feitiço por uma razão desconhecida, ou ele acredita cegamente em Twilight mesmo achando normais as marcas trocadas?

Só que o maior problema do episódio não é suas contradições, e sim sua superficialidade. É mostrado como o conflito é resolvido, mas apenas em uma sequência; não há desenvolvimento. Não temos tempo de realmente nos sentir tristes com as pôneis sendo arruinadas por terem seu destino trocado, ou com a Twilight se sentindo culpada. Algum potencial cômico é aproveitado, mas a situação se torna dramática rapidamente, e logo já vem sua resolução, que também é rápida e fácil. Sendo que esta também possui problemas...

Primeiro, Twilight se sente culpada. Ok. Mas ela nem tenta nada, nem conversa muito com as amigas, nem vai ler sobre destinos. A unicórnio fica lá num canto, até que o Spike diz que ela vai conseguir trazer suas amigas de volta. Daí Twilight tem uma epifania e convence Fluttershy a cuidar de animais por sua amizade com Rainbow Dash, o que acaba dando certo. Aparentemente, isso funciona porque elas são todas amigas e não hesitam a ajudar uma a outra, para depois perceber que era aquilo que deveriam estar fazendo o tempo todo. Afinal, melhores amigas sempre ajudam umas às outras. Ok. Entretanto, é esta a lição final que Twilight aprende sobre a amizade? E isso a faz ter as qualidades de todas as suas amigas juntas, mesmo que ela só tenha tido uma epifania sobre como resolver um problema (apenas depois que seu assistente a convence que ele pode ser resolvido) e escrito um contra-feitiço para uma mágica misteriosa e defeituosa (já que ela troca os destinos, e não os talentos)? Segundo a Princesa Celestia, sim.

A "segunda parte do episódio" começa com Twilight Sparkle não sabendo o que ela fez de especial (Twilight já é modesta, imagina quando escreveu um negócio e foi parar em um lugar bizarro sem chão e encontra a mentora lá), mas Celestia justifica e canta sobre Twilight crescendo durante sua estadia em Ponyville, com direito a clipes de vários episódios no fundo. No fim da música, a Princesa diz que é hora da unicórnio completar seu destino, e Twilight volta para suas amigas. A primeira parte do episódio mostra que não adianta seguir um destino de modo forçado, apenas o que escolhemos para nós mesmos, mas Twilight não teve escolha em virar princesa. Será que ela não vai sofrer com isso no início da quarta temporada? Ou isto só representa o quanto ruim é a situação da equipe de MLPFiM, que foi forçada a fazer Twilight Sparkle ganhar asas para poderem vender brinquedos?

A cerimônia de coronação me irrita. Ok, não acredito que pudesse ter sido muito mais curta, mas a história das marcas precisava de mais desenvolvimento. Não me incomodei tanto com os vestidos das princesas e das amigas de Twilight, que foram citados algumas vezes como algo que estragou a cerimônia, mas foi meio esquisito ver aquelas recolorações da Fluttershy com o esquema de cores da Surprise e olhos da Rarity.

Enfim, assim como no episódio final da segunda temporada, acho que houveram muitas tentativas de fazer o episódio parecer legal (especialmente para os fãs), como as várias aparições da Derpy e de outros pôneis de fundo famosos, os vídeos de episódios anteriores, as músicas o tempo todo, e as referências a alguns episódios. Não acho que os elementos humorísticos contam aqui, e nem todas as músicas; não é a primeira vez que usam os personagens como alívio cômico, e só me pareceu forçado quando colocaram foco na Pinkie bebendo e cuspindo água. Quanto às músicas, algumas foram utilizadas para passar a história mais rápido.

Também vi comentários dizendo que o episódio ficou como um conto de fadas da Disney, pelas músicas e pela coroação. Faz sentido. Afinal, nos mais antigos deles, vários elementos são superficiais. Além disso, a (futura) princesa não faz quase nada e mesmo assim fica feliz para sempre no final. Não acho que é o caso de FiM; acredito que haverão conflitos com ou sem Princesa Twilight Sparkle. Que venha logo a quarta temporada com episódios que deixem este cair no esquecimento.

No comments:

Post a Comment