15.11.12

Escreva uma fanfic. AGORA.



Há semanas, quando preparei uma postagem sobre o que não deveria ser usado em fanfics, refleti sobre o que tinha de errado nela. Eu achava que estava "violenta" demais, mas não conseguia apontar o que precisava ser removido do texto. Mas cheguei a uma conclusão:

Não há produção de fics suficientes para desmotivar alguém. Há a possibilidade de que se for colocado aqui algo do tipo "fics com X não são interessantes para a maioria", alguém que esteja escrevendo uma fanfic assim vá ficar desmotivado(a) e pare, mesmo sendo muito boa.


Em mais de 130 postagens deste blog, apenas duas são de compilações de fanfics, sendo 8 divulgadas no total. Pra mim, é fácil citar agora nomes de fics em inglês que eu gosto e ultrapassar este número.

(Vejamos: The Immortal Game, To Make Old Friends, Bad Hare Day, Don't Let The Sun Catch You Crying, A World Without Rainbows, Sparkle's Law, Composure, Death Note: Equestria, Twi Hard 2: Twi Harder, Twilight Sparkle Wants a Free Salad. 10 fanfics, sendo que tem várias que não me lembro do nome.)

Curiosamente, posso trocar "Bad Hare Day" por "Twilight, Revised" e temos 10 fics nas quais a Twilight participa. Se lembrasse melhor de nomes de fanfics, poderia trocar 5 fics e teríamos 10 nas quais Celestia aparece.

Meu ponto não é dizer que leio mais fanfics que tenham tais personagens, ou em inglês, mas que não temos fics em português suficientes para alguém resolver ler fanfics de tal tipo. As que eu citei possuem narração e história de ótima qualidade; não consigo citar 10 fanfics de MLP em português que possuam qualquer coisa em comum, fora alguns gêneros, boas ou ruins.

Quando comecei a ler fanfiction, foi porque alguma sinopse me atraiu. Não só isso, mas o fato de que desenvolvia mais um personagem que já existe. Porque eu queria ler mais sobre o universo do jogo que havia jogado, da série que tinha acabado de assistir.

Já conversei com várias pessoas que afirmaram que "não têm boas ideias", ou que "não sabem escrever". Talvez não seja agora a hora de fazer uma fanfic épica, mas sim de praticar. Pegue qualquer ideia que você tenha sobre o passado, presente ou futuro sobre qualquer personagem, e comece a escrever, nem que seja apenas um parágrafo.

Por exemplo... uh... que tal a ideia de que a Pinkie gostaria de ser como a avó, que era uma pégaso?


Desde que era pequena, Pinkamena Diane Pie adorava as visitas da avó. Ela levava a potrinha na garupa e voava por toda a fazenda; vendo tudo lá de cima, Pinkamena sempre se alegrava. Era também a avó que trazia doces e ensinava a potra a lidar com os monstros que apareciam em seu quarto, à noite.

Por isso, Pinkamena foi quem mais chorou no funeral da sempre bondosa e sorridente pégaso. Em seu nome, a potra rosada prometeu que iria descobrir um jeito de ser como ela e trazer alegria a todos os pôneis que conheceria.
Prontinho! Não chega a ser realmente uma história, mas já é uma elaboração de uma ideia e uma experiência adquirida em escrever. Após colocar algumas ideias no papel (não precisam ser os parágrafos em si, apenas uma lista de coisas e de cenas que você quer colocar na história), é só estruturá-las. Ler ajuda a descobrir como você pode estruturar uma história, e também a aumentar seu vocabulário.

Faça seu rascunho em qualquer lugar: no caderno, no celular, ou até mesmo no Bloco de Notas. O que conta é a aquisição de experiência!

Outros links úteis:

No comments:

Post a Comment