21.11.12

Auto-xenofobia na blogosfera brony

A comunidade brony daqui é muito voltada para o inglês. Claro, afinal o desenho fez sucesso lá. Mas já vi gente dizendo que não quer frequentar o Sonic Rainboom porque prefere ficar com os gringos, ou que não visita sites sobre MLP em português porque preferem o Equestria Daily. Sem falar que tem gente que nem sabe inglês direito e prefere isso... não são a maioria, mas existem.


Há muito preconceito com os blogs daqui. Sim, o EQD é um bom blog. Mas existem melhores, até em inglês mesmo. Ele faz sucesso porque foi o primeiro blog do tipo - compila fanart e notícias que focam na G4 e na fandom, ao contrário de outros sites de MLP que existiam na época, que focavam nos brinquedos e em outras notícias. Então ainda é o mais visitado. Ainda é o que os artistas colocam na descrição do dA ou do Youtube "APARECEU NO EQD!!!!! VALEU GENTE!". Nunca vi isso para outros blogs de fanworks.

Bem, como é uma referência, os blogs daqui copiaram. Só que não é a mesma coisa. Não existe nenhum blog em português sobre MLP que atualize tantas vezes por dia. Não existe fanart o suficiente por aqui para fazer tantas compilações de fanfics, quadrinhos, etc.. E como estes blogs não mudam tanto do modelo, eles não fazem sucesso. Notícias sobre a dublagem? A maioria não liga. Nem pra mostrar pra outras pessoas, se a dublagem fosse boa.

Algo bom em ter uma lista de links para visitar, seja em um Painel do Blogger, um Delicious da vida, um arquivo no Bloco de Notas ou uma lista de favoritos, é que dá pra acompanhar vários blogs ao mesmo tempo. Minha lista de leitura do Blogger possui 38 blogs. 10 são de MLP em português (11 se contar o CDB). Nas últimas 24 horas, só 2 (com o meu, 3) atualizaram. Ou seja, não é à toa que preferem os blogs em inglês. Mas isso acaba prejudicando a própria fandom em português, cuja maioria nem liga para blogs em português.

Nem cheguei a contar as vezes que vi coisas do tipo "ah, só vou no EQD", quando falei educadamente sobre o meu. Acho que essa gente nem chega a olhar, afinal o conteúdo é bem diferente. Vários autores de fanfics daqui só escrevem em inglês também, afinal "é o jeito" de conseguir reconhecimento. O pessoal espera ansiosamente pela postagem diária de fics e de comics no EQD, mas e a Biblioteca de Ponyville? Poucos conhecem. Enviam seus trabalhos para sites famosos, mas já pensaram em enviar para o Ponyville BR, por exemplo?

O contrário também ocorre. Já vi o pessoal dos blogs daqui colocarem vídeos e outros conteúdos em inglês, ao invés de darem valor para o pouco que temos aqui. Sim, eu traduzo algumas imagens e outras coisas, mas tenho um número maior ainda de "X feitos por artistas lusófonos"... cujos títulos estão, muitas vezes, em inglês.

Para darem reconhecimento a este lado do fandom, precisamos nos dar reconhecimento. Claro que dá para postar uma coisa ou outra em inglês, ou colocar alguns títulos em inglês, mas precisa ser a maioria? Será mesmo que a chance de alguém daqui entrar em uma compilação de um blog em inglês é tão maior se o título da imagem for em inglês? 

Ou, será que não há mais chances de entrar em um blog em português com conteúdo feito em português, ao invés de tentar entrar em lugares muito mais concorridos, já que a fandom em inglês é maior? Ah, sim, eu sugiro aos blogueiros de notícias que virem isso que, assim que virem uma notícia, postem no blog antes de conversar no fórum sobre ela. Também ajuda a aumentar a credibilidade do blog.


Em breve: Projeto #BCPonyBR

No comments:

Post a Comment