2.11.12

9 dicas para divulgar seu trabalho


Tem muito conteúdo legal na fandom, e não faltam lugares para divulgá-lo. Então, porque às vezes é chatinho de procurar certas coisas por aqui? Porque blogs que aceitam fanworks demoram muito para colocar coisas em português, em relação a quando aquilo foi feito e ao tempo que demoram para colocar algo em blogs anglófonos?

Refleti um pouco, e aqui estão minhas dicas. Elas são genéricas, valem para qualquer tipo de coisa relacionada à fandom; se quiser algo específico, existem vários outros guias pela internet.


Conecte seus trabalhos uns com os outros. Sua galeria no dA ou canal no youtube podem agrupar tudo o que você fez, mas colocar links na descrição (ou no próprio fanwork, dependendo) pode ajudar a ganhar mais visitas. No Youtube há a opção de "responder ao vídeo", o que também pode ser útil para isso.

Poste em lugares relacionados. Viu num blog uma postagem especial com desenhos das CMC, e você também fez um? Deixe um comentário e coloque o link do desenho. Um tópico sugerindo dicas de músicas? Pode deixar seu trabalho lá. Deixe algum comentário dizendo porque você deixou o link, ou pode parecer que é spam ou que você anunciou só por anunciar e não porque tem algo a ver com o que está sendo discutido.

Fale com pessoas que já fazem/apreciam isso. Conhece um blog que posta vídeos legais toda semana? Pergunte se o seu é bom o suficiente para estar lá! Admira muito algum(a) artista? Entre em contato com ele(a), que talvez até tenha mais dicas de divulgação ou de melhoria!

Utilize redes sociais. Sites como o Tumblr, o Facebook, o Twitter, o Minus, ou como o Google+ são úteis para divulgar seu trabalho; uma pessoa pode compartilhar com outra, esta com mais outra, e assim seu número de visitas vai aumentando. Praticamente qualquer site no qual você postou originalmente seu trabalho também deve ter algum sistema de amigos/seguidores, no qual outras pessoas podem ver que você fez algo novo sem entrar no seu perfil, mas divulgar em lugares diferentes pode ajudar bastante.

Faça várias atualizações. Por exemplo, blogs que atualizam quase todo dia recebem visitas das mesmas pessoas diariamente, enquanto os que atualizam poucas vezes por mês tem mais chances de serem esquecidos. O mesmo acontece com galerias, canais, fanfics, etc.

Coloque o link para seus trabalhos em lugares fixos. Por exemplo: assinaturas de fóruns ou de e-mails, perfis da internet.

Evolua. Busque sempre melhorar, com base em críticas construtivas, em artistas que você admira e em suas reflexões. Pergunte a pessoas que já criticaram outras coisas em sua área para ver o que elas acham de seu trabalho.

Seja original. Não tente apenas fazer o que outros já fizeram; tente encontrar seu diferencial; no que você pode usar para se destacar. É até uma boa ideia mostrar estes diferenciais na divulgação.

Não seja chato. Não aja como se as pessoas tivessem que ver o que você faz. Tem uns que não se interessam por fanworks (ou pelo seu tipo específico de fanwork). Talvez a pessoa com quem você entrou em contato não tenha tido tempo de ver ainda. Talvez você tenha que melhorar para que ela tenha sua atenção. Ou pode ser uma pessoa esnobe que só dá atenção a quem é popular.

Também não menospreze seu trabalho. Mesmo que não tenha sido um de seus melhores, não faça drama no estilo "que coisa horrível, nem olhem". Se realmente ficou ruim, não poste ou refaça-o.

Não anuncie várias vezes a mesma coisa no mesmo lugar. Se te ignoram, podem ignorar de novo. Se insistir, você pode acabar sendo taxado(a) de chato(a) ou receber penalidades dos moderadores do site. Não se preocupe; provavelmente quem viu o anúncio/trabalho e não comentou nada a respeito simplesmente não teve nada a dizer.

Basicamente, não aja como se o mundo girasse em volta de você e do que você faz, e você não precisa fazer fanworks ou divulgá-los se não quiser.

Você não precisa seguir todas essas dicas; são apenas sugestões úteis se você quiser que mais pessoas vejam o seu trabalho. 

1 comment: