15.10.12

Motivos para ter como favorito(a) um(a) pônei de fundo

Eu já vi muitas vezes discussões sobre "best pony"* em que alguém fala que algum pônei é overrated**, e que não entende como alguém pode ter como pônei favorito algum(a) personagem que não tem falas, cuja personalidade foi desenvolvida na fandom*** ou que simplesmente não aparece por mais de um ou dois episódios.

Após a quebra, veja como esses personagens "overrated" passam a ter tantas dimensões como qualquer uma das principais. Este artigo conterá qualquer explicação julgada necessária para seu entendimento aos fãs mais novos, por isso todos os asteriscos. Porém, será necessário saber o que são pôneis de fundo e quais são suas origens. Para isso, veja este artigo.

* Melhor pônei: muitos tem um(a) personagem favorito(a), e virou um meme falar que ele(a) é o(a) melhor pônei. Veja mais memes de MLP aqui;

** Overrated é algo que recebe mais elogios, premiações ou avaliações boas do que deveria, por qualquer motivo;

*** Fandom significa comunidade de fãs (fan [fã] + domain [domínio]). Em MLP, vários personagens receberam nomes e personalidades pela fandom, leia mais sobre isso aqui.

Hora da explicação. Fonte do gif

Varios pôneis tem designs legais, seja pelas cores, pelo estilo do cabelo, pelo jeito que se vestem, pelo formato dos olhos, entre outros. No entanto, isso não é motivo para escolher um personagem favorito, na maior parte dos casos. Quem gosta da Fluttershy geralmente é pelo seu jeito tímido, ou pela coragem dela de enfrentar qualquer coisa pelas amigas, ou por ser bondosa com qualquer um que o mereça, e não por ser uma pégaso de cabelo rosa, não é?

Só que pôneis como a Derpy, a Lyra ou a Vinyl só tiveram como base canônica* aparições de poucos segundos para conseguir nomes e personalidades atribuídos por fãs. É claro que é muito legal que a Hasbro tenha tornado oficiais muitas coisas criadas pela fandom. Por isso, as pôneis citadas no início deste parágrafo tornaram-se representativas da cultura brony; mas não é só por isso que elas, ou que Berry Punch, Screwball, Golden Harvest**, Minuette**, Dr. Hooves**, entre outros, têm fãs.

* Canon é uma esfera que envolve tudo o que foi comprovado oficialmente pela série, por seus produtos, ou por algum dos criadores. Por exemplo, Shining Armor ser o irmão da Twilight é cânone, pois está na série; assim como o sobrenome da Trixie ser Lulamoon, já que os brinquedos atribuem esse nome a ela. Porém, Trixie e Twilight serem irmãs não é cânone, apesar de ser uma teoria popular.

** Estes nomes são oficiais, porém os pôneis em questão tem um ou mais nomes criados por fãs.

Vários desses personagens possuem interpretações diferentes; Bon Bon pode ter como hobby confundir pôneis com suas várias vozes diferentes*, ou pode ser a namorada séria da Lyra que está sempre tentando convencê-la de que toda essa história de humanos é bobagem. Derpy pode ser autista ou simplesmente desastrada. Não são só pôneis de fundo que possuem estas interpretações alternativas; é muito comum ver histórias completamente diferentes entre si sobre a origem da Gilda, da Trixie, do Discord, da Scootaloo, da Cadance, da Luna, da Celestia, entre outros.

* Bon Bon possui uma dubladora para cada fala, pelo menos em inglês. Isso porque ela raramente fala, e sempre são falas curtas, então não prestaram muita atenção a este detalhe na hora de fazer sua voz. Os fãs resolveram interpretar isso de um modo diferente...

Se uma das personalidades acaba fascinando alguém, essa pessoa vira fã do personagem. Muitas vezes, esses fãs não gostam das outras personalidades alternativas; no meu caso, eu admiro a Derpy por ser completamente atrapalhada e, mesmo assim, seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Quando as outras pôneis rejeitam sua amizade ou seus esforços, ela não se abala e continua tentando, não sabendo o que deu errado. Esta é minha interpretação preferida dela, sei que tem várias diferentes por aí. Eu gosto de várias outras, só que nem tanto.


Qualquer personagem tem uma personalidade com seus defeitos e qualidades, mesmo que seja apenas fanon* ou até mesmo inventada por alguém que viu o design de algum pônei e imaginou tudo a respeito dele. Cada um tem direito de ter seu personagem favorito, então, por favor, não force o seu nos outros e nem fale que acha ridículo tal pônei ter fãs se você não sabe porque tais fãs existem.

* Fanon é a esfera de tudo o que é aceito pela maior parte dos fãs como um fato, mas que não é cânone.

Todo pônei é melhor pônei. Retirado do Pony Confessions
(Sinta-se livre para falar qual é o seu pônei favorito e qual o motivo nos comentários!)

No comments:

Post a Comment