19.9.12

Quando será o fim da fandom?

Este é um assunto bastante discutido, especialmente entre as temporadas.

Porém, um lembrete antes de começar: Assinem a petição!


Primeiro, pessoas entram e saem de qualquer fandom o tempo todo. Nem todos procuram ou descobrem a fandom logo no começo da série, e tem pessoas que saem da fandom porque cansaram, ou por uma briga, ou por estarem ocupadas demais, entre outros. Claro que tem épocas em que muito mais gente entra do que outras, e às vezes tem muita gente que sai de uma vez só (principalmente pela escola ou por alguma briga interna).

Também gostaria de destacar que fandoms não acabam, mas se degeneram com o passar do tempo. Ou seja, fóruns que já foram ativos ficam semi-abandonados, não há tanta fanart nova, não é algo "do momento" e menos gente tem interesse em participar, não vão ter mais notícias novas sobre a série e as pessoas que visitavam sites para vê-las não tem mais porque visitá-los... ou seja, vira uma "sombra" do que era antes.

Bem, agora para My Little Pony especificamente:

http://cdn.memegenerator.net/instances/400x/25457560.jpg
Preparem-se / Pinkie está vindo
Não sabemos ao certo quantas temporadas MLPFiM vai ter no total. Nunca houve nenhum pronunciamento oficial para dizer que a terceira temporada será a última. Sem falar que tem gente que entra na fandom em vácuos entre as temporadas, e gente que entra durante as temporadas, para comentar em episódios ou ver notícias.

Além disso, a fandom brony não chega a ser tão famosa por aqui, então não vai ter aquilo de "passou da moda", por enquanto (como Pokémon). Por exemplo, eu só descobri sobre essa geração de MLP lá pela segunda metade da segunda temporada, e já tinha acontecido muita coisa por lá. É diferente de descobrir algo que você já sabia que passava na TV faz tempo, ou que já foi popular mas não é mais. Se continuar assim, acho que durante as próximas temporadas vai ser do mesmo jeito.

E, quando acabar a série, a fandom ainda vai ser ativa, com várias coisas novas (mesmo que seja sobre o final da últma temporada). Vai ser um tempo depois que vai começar a sair gente; e bem depois para nós, que ainda podemos esperar pelos episódios dublados. No entanto, a comunidade brony é diferente de qualquer outra por aí, então não sei o que esperar e sei que muita gente não vai abandoná-la tão cedo.

No comments:

Post a Comment