26.9.12

Fazendo Sinopses

Eu tenho um texto semi-pronto sobre como fazer com que as pessoas leiam sua fic, mas acho que vou guardar mais pra frente; este aqui é mais importante para o Write-Off. E pro meu streak de só escrever sobre isso nos últimos dias. 
Vejo vários escritores de fanfiction que dizem que não sabem fazer sinopses. Não é tão difícil: é só um texto, preferencialmente curto, sobre o que é a fic, que deixe quem esteja pensando em ler com vontade de fazê-lo se ele(a) achou a história interessante.

Além disso, é necessária uma sinopse para inscrever uma fic no Write-Off!


É importante que a sinopse não revele nada que seja uma surpresa dentro da história. Não importa o quanto o cenário da fic mude, só revele seu ponto de partida. Pode até ir um pouco mais, o famoso "spoiler de primeiro episódio", mas não recomendo fazer isso ou ir além dele.

Então qual é o ponto de partida da história? É a casa da família Orange, em Manehattan? É uma Equestria pós-apocalíptica? É um dia de sol em Ponyville? Ou talvez um baile em Canterlot? O cenário é uma maneira boa de começar a sinopse, pois já vai provocar uma "imagem" na cabeça do leitor.

Que personagem realiza a ação que faz a história da fanfic começar, provocando as outras? Não é necessariamente o principal. Foi Celestia, que se recusou a baixar o sol? Foi Pinkie Pie, que desapareceu? Foi Derpy, que entregou uma carta para o pônei errado? Talvez alguém desconhecido, que libertou Discord? Dependendo da fic, isso vai ser um spoiler, então cuidado!

Bem, e qual é a ação que outro(s) personagem(ns) vai(ão) tomar quando acontece aquela ação inicial? Luna vai reunir os Elementos da Harmonia contra sua irmã? Twilight monta um grupo de busca? Rarity decide encontrar o verdadeiro dono da carta? Celestia e Luna tentarão, juntas, neutralizar a magia de Discord? Também pode haver uma ação mais geral antes de focar em alguns personagens, como, por exemplo, os fazendeiros em crise por causa da seca, ou os cidadãos de Ponyville percebendo aos poucos a falta de festas.

E agora, o que acontece na fic, ou o que vai se desenvolver durante a fic? Será que Luna conseguirá convencer Twilight que Celestia não é mais a mesma? Pinkie Pie será encontrada? Quem será o dono da carta? Os esforços das irmãs reais seriam suficientes para parar Discord? Esta parte pode ser uma pergunta, ou uma descrição, como "Luna parte para Ponyville para explicar seu plano" ou "E é assim que começa uma longa jornada por Equestria".

Espero ter ajudado!

No comments:

Post a Comment