12.8.12

Você já amou e tolerou hoje?

Provavelmente a expressão mais famosa por bronies por aí é "amor e tolerância" ("love and tolerate"). Por uma pesquisa que fiz há tempos atrás, sei que a frase foi inventada em um contexto peculiar: os bronies estavam se popularizando no 4chan e começavam as ondas de haters, e os bronies apenas respondiam com imagens de MLP que ilustravam que os bronies triunfariam com amor e tolerância, como se fossem armas. E a frase se popularizou e ganhou outro sentido, mais literal.

Pensem no desenho: não é exatamente um poço de amor e tolerância (enquanto quem não viu pode achar que sim): Applebuck Season, Bridle Gossip, Lesson Zero, Baby Cakes, Hearth's Warming Eve, The Last Roundup, Read it and Weep e outros episódios provam esse ponto: os problemas são muitas vezes causados porque personagens não amam e toleram outros pôneis facilmente.

Classificação: K+, porque eu sou paranoica menções de certas partes do fandom e discussões sobre gênero.



Essa ironia também se repete no mundo real, e na internet: Não é raro ver bronies reclamando sobre diversos assuntos, desde canon (tudo bem ficar chateado com certas coisas, mas xingar a Hasbro não adianta nada) até partes do fanon (especialmente gore/clopfics). Sem contar as vezes que generalizam que quando alguém não gosta do desenho, é porque não viu; claro, acredito que na maioria dos casos os haters não querem ver algo "afeminado" ou "infantil" (sendo que afeminado não deveria ser insulto, principalmente quando é a mídia que define o que é "ser feminino", e infantil pode ter conotações boas, mesmo que no caso o sentido seria o de "imaturo", o que o próprio hater está sendo com esse preconceito), mas tem gente que simplesmente olha e acha sem graça, ou até legalzinho, mas não o suficiente para acompanhar.

Outras generalizações incluem "My Little Pony é o desenho mais másculo do universo", ou derivados. Bem, tudo bem quando é uma brincadeira/ironia, mas tem vezes que o contexto dá a entender que é sério. O show é livre para qualquer gênero, sexualidade ou idade, então stfu só porque as pesquisas dizem que a maioria dos bronies é do gênero masculino em uma idade aonde já se pode ser preconceituoso, não significa que é "másculo", assim como também não é "afeminado" por ter pôneis em cores pastéis. Lembrem-se que a definição do que são "coisas masculinas" também é manipulada pela mídia.

O que isso aí tem a ver com amar e tolerar? Bem, generalizações acabam por não tolerar pessoas que fariam parte de um certo grupo e não têm as mesmas características "genéricas" (como no caso de chamar todos que não gostam de MLP de haters, mesmo que tenha gente que assistiu o desenho e não se interessou), e quando essas exceções são todas classificadas em um grupo "ruim", fica bem difícil de "amar" elas, imo. =P

Então, acho que é basicamente isso o que eu tinha que falar. Antes de falar mal de um grupo de pessoas, pense que talvez nem todos daquele grupo sejam como você imagina. Se alguém (não) gosta de algo e não perturba/machuca ninguém por causa disso, deixe ele(a) em paz. Cada ação possui uma razão por trás, procure sabê-la antes de julgar quem a executou. Pode ser bem difícil, mas não é a toa que os personagens de nossa querida série tantas vezes falham em fazê-lo. Não impede-os de tentar melhorar nos episódios que seguem.

1 comment: