14.8.12

A Canterlot Wedding - após o hype

Enquanto procurava screencaps para fazer buttons e banners do CDB (vou chegar a mostrá-los em outro post, mesmo que seja só pra ter alguns, mesmo não estando muito bons...), achei aquele screencap do final da segunda temporada aonde a RD "beija" a Fluttershy depois da luta.

No Ponychan, lembro que teve uma baita discussão sobre isso, até que alguém postou todos os frames daquela parte e deu pra ver que era só um efeito de som ambíguo e que as cabeças das pôneis em questão estão perto, mas não chegam a se tocar.

A imagem está em um tópico sobre MLP, na parte sobre A Canterlot Wedding, o qual possui uma discussão interessante sobre os episódios (também tem postagens do tipo "OMG OMG LYRA FALOU OMG LUNA OMG OMG OMG 3 MÚSICAS OMG", mas tem muito mais do que isso), que me deu inspiração para finalmente fazer este post.

Após a quebra, o texto que escrevi logo depois de reassistir os episódios, com as observações que fiz durante seus ~45 minutos. Spoilers para 2x25 e 2x26; mesmo se você for ler enquanto assiste (pelo menos enquanto assiste pela primeira vez).



O primeiro ponto que quero trazer aqui é a reclamação geral de que nenhuma das amigas da Twilight chegam a perguntar sobre o irmão dela. Bem, não sabemos se a Twi nunca o mencionou off-screen, mas sem dar detalhes (lembrem-se de que ela também não fala sobre os pais, e só sabemos que ela os tem por causa do flashback em The Cutie Mark Chronicles). Acho meio difícil ela ter mencionado o irmão sem ter falado do emprego dele (o que pelo menos Rarity não sabia) ou da relação supostamente próxima dos dois (que é estabelecida durante a música BBBFF).

Depois disso, o que me incomoda são duas coisas menores: "Pony Friends Forever" (sei que era para fazer um trocadilho com Best Friends Forever, mas custava colocar Ponyville ao invés de Pony ou alguma outra coisa simples? Shining Armor também é pônei!) e o Spike falando da festa de despedida de solteiro. Ok, não sabemos o que tem em uma festa de solteiro em Equestria, para saber se seria adequado para uma criança estar lá, mas como ele ouviu falar disso? Não estava na carta, e, se fosse uma carta só para o Spike, avisando que ele iria organizar a festa, não teria também espaço para alguma instrução a mais? Sei que as duas situações eram só pra ser engraçadas (um trocadilho e uma piada em cima do Spike ser só uma criança), mas... bem, continuando e.e

A Twilight disse que desde que veio para Ponyville, começou a ver Shining menos e menos. Wait, what? Ela chegou a ver ele depois que foi morar em Ponyville? Aí é que fica estranho; seria melhor ter colocado que os dois não se viram mais, ou seria muito triste? Pelo menos seria plausível, já que Shining Armor é capitão da guarda real e provavelmente é bem ocupado com isso.

Ah sim, o pônei em questão fala que está bastante ocupado porque chegou uma ameaça contra Canterlot. Isto não faz sentido; os changelings só aparecem em volta do campo de força quando a Chrysalis se revela, e o plano dela consiste em poder se disfarçar, a não ser que alguém soubesse e mandasse um aviso se passando pela vilã; mas que também poderia ter avisado algo a mais. Talvez o Shining Armor não falasse, mas a Celestia com certeza saberia, e por que ela não avisaria os Elementos da Harmonia? Talvez tenha sido a Chrysalis mesmo que tenha mandado a ameaça, como vilã cliché e não muito inteligente que é...

Ok, agora, quatro coisas sobre o flashback da Twilight sobre a Cadance: ela também cresceu em altura de lá para cá, então não acho que seja tão velha como muitos pensam. A Luna cresceu em pouco tempo, mas ela tinha só perdido os poderes, então não demorou muito para se recuperar (pensem em uma gripe). Pelo menos é o meu headcanon uma explicação parecida que a Faust deu em um comentário no dA.

A segunda coisa é o feitiço que Cadance usou: parece inicialmente o Want it, Need it (aquele que causou problemas em Lesson Zero), mas é só um coração que se divide e entra em dois pôneis. Lembra o efeito do Love Poison (o que as Cutie Mark Crusaders usam para unir Big Mac e Cheerilee), mas lembro de alguém que argumentou que poderia só fazer os dois lembrarem do amor de um pelo outro, e acho que foi isso mesmo; afinal, faz sentido.

Sem falar que a Twilight do flashback já sabia que sua babá era uma princesa; ela, mesmo assim, não a identificou quando leu que seu irmão casaria com ela. Significa que princesas são mais comuns do que aparentam? Talvez muitos em Canterlot tenham títulos de príncipe ou princesa, mesmo que nem todos sejam alicórnios...

E, por último, Cadance diz para a Twilight que esta "é tudo menos uma unicórnio qualquer" [You are anything but a regular old unicorn]; será que sabia do futuro em que Twilight salva Equestria? Ou que ela tinha um grande poder selado (que "explodiu" com o Sonic Rainboom em The Cutie Mark Chronicles)? Ou sobre algo que acontecerá em alguma temporada futura? Ou seria somente porque Cadance realmente gosta da Twi, e não gostou de outras crianças para as quais tenha sido babá?

Depois do flashback, a "Cadance" aparece, mas não reconhece a Twilight (custava dar um "oi"?), e a Twilight já acha que tem algo errado com ela. Pode ter sido só intuição (algo em que a Twi aprendeu a acreditar), mas não era motivo o suficiente para achar que ela havia mudado tanto.

Então temos uma sequência de cenas. Na primeira, "Cadance" prova os doces de Applejack, os elogia e joga os que foram dados a ela no lixo. Na segunda, ela reclama do vestido dela e quer que seja mudada a cor nos vestidos das damas de honra (mesmo que as quais tenham amado - esta cena ficou famosa por Colgate e Lyra finalmente falarem). Na terceira, ela diz que a recepção de Pinkie estaria ótima para alguma criança de 6 anos (ela tem um pouco de razão); fico em dúvida se querem mostrar que ela é má ou que Twilight está fazendo tempestade em copo d'água.

Ninguém acredita que a "Cadance" possa ser chata, e acham que é tudo pressão por causa do casamento e que a Twi está sendo superprotetora. Esta não liga, e vai falar com seu irmão. "Cadance" interrompe e pede para falar em particular com Shining; Twilight a vê usando um feitiço no noivo e faz questão de acusá-la de má na frente de todos. Shining Armor dá uma explicação geral que poderia justificar o que "sua noiva" fez, e todos deixam Twi sozinha.

Quando "Cadance" volta para a cena (do altar? O.õ), Twilight está completamente convencida de que havia sido paranoica, mas a noiva não quer nem saber, ou por burrice, ou por achar que ainda estava correndo riscos, ou porque queria ser má, queimando a Twi em fogo verde... que a transporta para as minas de Canterlot.

Então, enquanto são feitos os preparativos finais do casamento e enquanto Twilight Sparkle e Cadance estão escapando das minas, tem a música This Day Aria, que muitos fãs classificam como uma das melhores. Tem gente que acha que a música não serve para nada (além da Cadance falsa mostrar como é má e a verdadeira mostrar como é boa); mas eu acho que serve para duas coisas; primeiro, para ter uma cena como build-up do casamento e da Twi escapando com a Cadance, e, segundo, porque parece que tem um motivo musical; existem conjuntos de notas que podem ser "Cadence" e "Cadence deceptiva", e já comentaram que a música brinca com isso (e isso é muito *yay*, então conta como motivo).

Eu até comentaria em como são dramatizadas as cenas durante a música, mas esse vídeo já o faz perfeitamente:


Continuando, quando é mostrado o flashback de como Cadance e Twilight escaparam das cavernas, eu percebi que nunca é mostrado se o buquê foi enfeitiçado, mas eu sempre achei que era o feitiço Want it, Need it... bem, que seja, agora é só headcanon ao invés de canon. Ah, e, ao contrário do que alguns acham, não eram changelings: tinham os olhos verdes do feitiço da Chrysalis, algo que acho que não seria necessário para seu súditos.

Cadance explica o que são changelings e o que eles fazem; mas será que é isso mesmo? Porque, se fosse, não faria mais sentido se eles se transformassem em pôneis para entrar em Canterlot, ao invés de tentar atravessar à força?

Bem, aí temos a Celestia tentando lutar pela primeira vez! EPIC! ...Fail. Entendo que não teria graça se ela vencesse na hora (bem, teria se lidar com o resto dos changelings fosse trabalhoso também), e que queriam mostrar que o amor de Shining por Cadance era realmente forte, mas... sério que a única coisa que a Celestia pode fazer diante de um vilão é mandar a Twilight reunir e usar os Elementos da Harmonia? (Ainda que indiretamente, como no primeiro episódio da série.)

Então mostram que os changelings só sabem fazer mímica, praticamente; tanto é que mesmo quando a Applejack falou que era ela mesma, eles não tentaram essa mesma estratégia. 

Eles disseram que poderíamos ser o que quiséssemos / Então nós viramos Rainbow Dash
Ah, sim, é a primeira luta na série inteira - não tenho certeza no que pensar sobre isso, já que grande parte da série se dedica a lidar com situações do dia-a-dia de formas originais. Sei que um ataque de changelings a um reino e um grupo de amigas tentando chegar em uma torre com seis artefatos mágicos, que têm diversos efeitos quando combinados, não é exatamente uma situação do dia-a-dia, mas um garoto em um grupo puxar briga batendo em um garoto fora do grupo é uma situação realista, e se este garoto revidar ele vai acabar pior do que as Mane 6.

Outra reclamação que já vi por aí é que não se sabe o destino das Mane 6. Pra mim, ficou claro: quando elas chegaram na sala/torre com os elementos e viram aquele monte de changelings, elas provavelmente já estavam cansadas demais para continuar lutando, ou, talvez, tentaram lutar mas não aguentaram, e assim, foram escortadas para o lugar do casamento.

Pela "onda de amor", Chrysalis decola de novoooo! *plim* apenas é jogada para longe, o que dá possibilidades para ela aparecer de novo.

Depois disso, o que tenho que notar são pequenas coisas: DERPY! As CMC aparecem, mas pela primeira vez nos dois episódios... bem, é fácil dizer que elas estavam off-screen. O Sonic Rainboom é dado pela primeira vez para cima. As prévias damas de honra aparecem na festa de casamento, mas como elas sairam do feitiço de Cadance? Love's in Bloom parece com uma música de final de filme adolescente atual. E, por fim, Shining Armor chegou a ter uma despedida de solteiro?

É, é isso o que eu tinha que falar, eu acho. E vocês, perceberam mais alguma coisa assistindo A Canterlot Wedding depois do hype/lendo sobre o que outros acharam?

No comments:

Post a Comment